Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com o tema: “Trancar não é cuidar, liberdade e resistência contra toda forma de manicômio”. – Prefeitura Municipal de Ferreiros

Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com o tema: “Trancar não é cuidar, liberdade e resistência contra toda forma de manicômio”.

Publicado em 23 de maio de 2022, por ASCOM Ferreiros | Categoria: Assistência Social |
A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Projeto Integrativo em Saúde Mental, e em parceria NASF, realizou ontem uma roda de conversa com pacientes e familiares em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, com o tema: “Trancar não é cuidar, liberdade e resistência contra toda forma de manicômio”.
O movimento antimanicomial atua no combate à estigmas e preconceitos relacionados a pacientes e ao tratamento psiquiátrico. Importante marco dessa luta no Brasil foi a Lei da Reforma Psiquiátrica (10.216/2001), que dispôs sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtornos mentais e redirecionou o modelo assistencial em saúde mental. Com isso surgiram novos programas no SUS voltada a essa área.
O movimento reafirma a defesa dessa rede de serviços abertos e comunitários de base territorial, com uma atenção humanizada, coletiva e somada ao cuidado integral.


QUADRO DE AVISOS


GOVERNO MUNICIPAL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS